quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O ciclo do anel






Não, amigos, não vou falar da trilogia "O Senhor dos Anéis", de Tolkien - ou Peter Jackson, para os cinéfilos - mas de outro ciclo de histórias que formam a tetralogia "O Anel dos Nibelungos", de Richard Wagner.
Esta ópera, composta de quatro montagens: "O Ouro do Reno", "A Valquíria", "Siegfried" e "O Crepúsculo dos Deuses", é uma das minhas prediletas. Como qualquer objeto de culto, as direções de arte são resistentes às opções que fujam do formato clássico, afinal Richard Wagner fez uma obra que vai fundo nas representações míticas e místicas da alma humana, e as ousadias, quando acontecem, são alvo de críticas ferrenhas e, por isso mesmo, tem que ser muito inteligentes para passar pelo crivo dos aficionados (não se esqueçam: em Bayreuth, Alemanha, foi construído um teatro só para a ópera ser encenada). Mas existem montagens que trouxeram novidades e foram aplaudidas por todos,como, por exemplo, a que o régisseur Patrice Chéreau fez ambientando todo o universo da narrativa numa Nova Iorque contemporânea, que pode ser conferida por ter sido lançada em formato DVD.
Pois é neste mesmo formato que saiu a montagem da ópera que aconteceu em 2007 no Palau de les Arts Reina Sofia, em Valência (Espanha), em concepção do maestro Zubin Mehta que, além de tirar força expressiva da jovem Orquestra de la Comunidad Valenciana e contar com excelentes intérpretes, convidou para a parte cenográfica o grupo catalão La Fura dels Baus, cujo trabalho é admirado pelo maestro (e deste blogueiro, como podem conferir em outros posts).
Munido deste time, o resultado é de tirar o fôlego: num misto de tecnologia, metalurgia e coreografias ousadas, o grupo faz uma leitura deslumbrante do ciclo wagneriano onde usa recursos plásticos aplicados no cenário, nos figurinos e, claro, nas peripécias circenses que não só fazem os atores voarem sobre a platéia como envolvem personagens em tonéis de água e fogo, muito fogo.
Pois é, hoje podemos desfrutar destas obras através de seu registro em mídias mais acessíveis, ou nem tanto: todo o box custa quase 500 reais e vem no formato BlueRay. Mas, de qualquer forma, está aí perpetuado.

2 comentários: