quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A origem...






Não vou falar sobre o filme doidaço de Christopher Nolan neste post, mas sim do trabalho do artista Henrique Oliveira intitulado "A origem do Terceiro Mundo", um (senão o mais...) polêmico trabalho que figurou na Bienal de SP. Montado como um labirinto orgânico, foi pensado de modo a ser percorrido pelos visitantes sem que percebessem do que se tratava. A constatação de que toda a estrutura feita de pedaços de madeira era um imenso útero só era realizada ao se sair do espaço interno e ver que a saída era uma vagina gigante. As expressões das pessoas era de espanto, logo seguida de um clareamento de que tudo ali representado era um parto.
Oliveira foi buscar argumentos conceituais na obra de Gustave Courbet, A origem do mundo, pintado em 1866, onde o artista francês enquadrou a genitália feminina como o referencial primário sobre nossa constituição humana. Claro que Courbet chocou a sociedade burguesa - machista e moralista - que reagiu negativamente à sua obra. Como resposta ao falocentrismo dominante, Courbet pintou outro quadro que intitulou A origem da guerra, onde representou a genitália masculina enquadrada a mesma forma que havia feito anteriormente. Outra bomba. Estas duas obras suportam a instalação de Oliveira que comenta a origem do Terceiro Mundo baseada na construção orgânica validada a partir de materiais descartados. Muito legal!

Um comentário:

  1. Oi Afonso! Muito legal esse post e o trabalho do artista. Tentei trabalhar com essas duas obras na faculdade, mas não deu muito certo, rs.

    Achei que a Origem da Guerra era um trabalho da Orlan, aquela artista que trabalha com cirurgias plásticas (o próprio corpo como suporte).

    Bjão e um feliz 2011!

    ResponderExcluir