segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Brigadeiro à la Herchcovitch






Que Alexandre Herchcovitch é um dos mais famosos estilistas brasileiros ninguém duvida, o que é surpresa é que ele agora aventurou-se na gastronomia francesa, em uma iniciativa que reunirá designers dos quatro países emergentes conhecidos como BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China).
O estilista, que já apresentou suas coleções em Paris e agora desfila em São Paulo e em Nova York, criou para o histórico Café de la Paix, em frente à Ópera de Paris, uma sobremesa que reúne a cozinha brasileira e a francesa.
Batizado de "French Brigadeiro", a sobremesa, que será servida entre janeiro e maio do ano que vem por 14 euros, recria um dos doces mais típicos do Brasil, eterno favorito das festas de aniversário, destacou Herchcovitch durante a apresentação de sua criação gastronômica: — É uma sobremesa brasileira mesclada com mousse francesa — informou, recordando que o brigadeiro veio de Portugal. É um doce muito antigo.A iguaria de chocolate leva leite condensado e manteiga, e o estilista misturou ainda claras de ovo batidas para dar mais leveza.
Herchcovitch, cujas criações ecléticas se destacam por suas cores vibrantes, escolheu para o prato apenas uma cor, a do chocolate, usando suas diferentes nuances. Para incrementar, um sorvete com flocos de guaraná, fruta nativa do norte do Brasil, além de dar ao doce um formato que lembra uma bola de futebol.
Herchcovitch disse à AFP que esta experiência gastronômica foi "interessante", mas que suas intenções são de seguir a moda: — Gosto de comer bem, mas não tenho interesse comercial na gastronomia — contou.
O brasileiro disse ainda ter gostado mais da experiência pela "ideia de misturar duas receitas de dois países, muito interessante".
Depois do brasileiro, será a vez do russo Valentin Yadashkin criar uma sobremesa. Depois, o indiano Manish Arora e o chinês Franloe Xie inventarão seus pratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário