segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Medellín: Será que isto vai acontecer com a gente?






Medellín virou sinônimo de criminalidade e tráfico intenso de drogas até uns anos atrás. Era difícil não associar a cidade colombiana à figura de Pablo Escobar, o mega bandido, que fez com que o mundo se horrorizasse com seu poder bárbaro e a extensão de seus domínios políticos, sociais e econômicos. Mas isto acabou.
Desde que o tráfico foi controlado na cidade, o que aconteceu foi uma transformação radical na sociedade local, em especial naqueles setores da população que sofriam uma indigência administrativa por causa da violência, e hoje Medellín é referência na área de recuperação social e urbana, haja visto a adoção pelo PAC do modelo de teleférico que foi construído no Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, cujo projeto foi clonado de um semelhante que foi instalado nos morros e favelas de lá. Mas não é só isso.
Conscientes do poder de recuperação urbana que bons projetos de arquitetura podem promover, a cidade ergue, desde 2008, uma série de prédios, realizados por importantes escritórios e arquitetos, viabilizando novos museus, espaços culturais, praças e bibliotecas, muitas bibliotecas. Parece uma coisa utópica, dito assim tão superficialmente como faço agora, mas o fato real é que as coisas estão funcionando e podem servir também de exemplo para o que se pretende fazer nas comunidades cariocas que passam agora por processos semelhantes.
Será que isto vai acontecer com a gente? Espero que sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário