quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

E por falar em trash...





Certa vez, no início dos anos 90, eu estava em São Paulo e fui com um casal de amigos assistir ao filme Encaixotando Helena (Boxing Helena, 1993), num cinema que existia no segundo andar do Conjunto Nacional, motivado pelo fato de ser dirigido por Jennifer Lynch que era filha de David Lynch, o mestre cult da estranheza das telas. Como chegamos antes do término da sessão anterior, ficamos conversando na fila aguardando a liberação da nossa entrada. Quando a porta de saída se abriu e os espectadores da sessão que terminava passaram por nós falavam assim (juro!!!) "Não entrem, é muito ruim",´"É a pior coisa que já ví", etc. Nossa reação foi de espanto mas logo a curiosidade se instalou: o que será que tem neste filme? Entramos.
A história é básica: Nick Cavanaugh (Julian Sands), um famoso cirurgião, fica obcecado pela beleza de Helena (Sherilyn Fenn), uma prostituta. Ela o rejeita, mas mesmo assim ele tenta convencê-la que um necessita do outro. No entanto ela tem outros planos, mas acaba sendo vítima de um terrível acidente que a deixa nas mãos do médico, que tem então uma macabra idéia para não mais perdê-la: ir retirando seus membros aos poucos para imobilizá-la dentro de casa, restando dela apenas o que poderíamos chamar de uma "mulher-tronco".
Vindo da filha de David Lynch isto poderia ter sido levado ao interesse extremo se ela tivesse assistido com atenção a filmografia do pai, mas não é o caso. O filme é ultra mal dirigido e o que Jennifer consegue com primor é tirar dos atores o pior que podem. Julian Sands já não é assim lá uma referência, o que dizer então de Fenn? Desastre! Isto sem falar do roteiro e dos diálogos inacreditáveis que acontecem como, por exemplo, a certa altura, quando a personagem está reduzida a um corpo sem membros, ela pergunta ao seu torturador: "Você me ama mesmo ou sou apenas um objeto?" Era o próprio bibelô falante.
Bem, mas nada está perdido: Quando o filme já estava na metade, as pessoas começaram a dar sua opinião em voz alta e as gargalhadas eram generosas. O riso tomou conta da platéia e o "drama" virou uma das comédias mais engraçadas que já assistí. Com certeza, visto sob esta ótica, Boxing Helena é imbatível e, talvez por isto, seja procuradíssimo nas lojas e sites de filmes. Não se aflijam, caso queiram assistí-lo: em para download na net.


Elenco:


Julian Sands (Dr. Nick Cavanaugh)
Sherilyn Finn (Helena)
Bill Paxton (Ray O'Malley)
Kurtwood Smith (Dr. Alan Palmer)
Art Garfunkel (Dr. Lawrence Augustine)
Betsy Clark (Anne Garrett)
Nicolette Scorsese (Enfermeira)
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário