segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

LONDON RIVER






Comprei o DVD do filme London River (2009), que no Brasil se chamou Caminhos Cruzados, sem ter muitas referências sobre ele, mas por lembrar que quando esteve em cartaz em cinemas de arte (em cidades onde existem cinemas de arte...), causou muita conversa, no caso, todas positivas. Estrelado por Brenda Blethyn, que adoro, e pelo ator malinês Sotigui Kouyaté, o filme do diretor Rachid Bouchareb toca fundo nossa alma pelo tema e pelo modo como é apresentado.
A história se passa nos dias que se seguiram aos ataques terroristas que aconteceram no metrô e nos ônibus de Londres, em 2005, e que vitimaram muitas pessoas. Uma mãe (Brenda) e um pai (Kouyaté), em lugares e situações diferentes, dão falta dos filhos e decidem ir até a capital para ver o que houve. Ela sai de uma pequena ilha na costa da Inglaterra e ele de Paris, mas é nas ruas suburbanas da grande cidade inglesa que se dá o encontro de ambos, unidos pela dor e aflição de não ter notícias dos seus respectivos rebentos. Bem, vou parar por aqui porque os desdobramentos da história pedem atenção e se desencadeiam de modo fenomenal nas mãos do diretor, que abre o leque nas abordagens decorrentes para falar de racismo e preconceito, mas também de humanidade e amor.
O filme é uma pequena jóia e fico feliz ao ver que ainda se fazem peças monumentais da sétima arte sem precisar de orçamentos milionários e estrelas de cachês estratosféricos. Os dois principais protagonistas dão uma lição de interpretação e a descoberta que fiz de Sotigui acabou sendo tardia, já que ele morreu este ano. Mas como a eternidade tem muitos caminhos e formas, vou procurá-lo nas imagens do cinema. Existe lugar melhor para se perpetuar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário