sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Degustando Titus Andronicus






Mal saiu da última apresentação no Memorial da América Latina em SP, e comentado neste blog, o La Fura Dels Baus já anuncia seu novo espetáculo em terras brasileiras. Desta vez o alvo é um clássico da tragédia que será encenado fazendo uma parceria inédita: a introdução da comida como recurso cenográfico.
Mesmo que o espetáculo tenha muito a ver com cozinha ( nas montagens européias quem fez a parte comível foi o restaurante Mugaritz, dos irmãos Aduriz, tops da culinária espanhola) desta vez se trata de comentar uma obra de teatro, ou algo relacionado com uma obra de teatro, no caso Titus Andronicus, de William Shakespeare, e esta parceria do grupo com a culinária pressagia uma montagem inclinada para a desmesura.
O resultado é algo assim como alguns dos filmes de Almodovar: ódios, vinganças, assassinatos, violações, traições, e como argumento final há uma mulher má, malíssima, à qual fazem comer o sangue de seus próprios filhos, para depois assassiná-la, e aí o imperador mata seu assassino,e o irmão do assassino mata o imperador, aí o....
Como resultado disto tudo temos uma montagem impressionante, o que talvez custe um pouco a engrenar, mas que acaba fazendo o drama ser crível.
Tudo acontece na fórmula "fura", com o público de pé na sala durante toda a representação, jogando com os pés alguns dos elementos cenográficos com que os "fureros" recorrem uma ou outra vez, e, de vez em quando, se distribuem uvas, açúcar, ou outros agrados, que são disputados com certa ênfase pelos presentes. Finalmente 30 afortunados são convidados ao banquete final (onde a má, malíssima, come o sangue de seus filhos numa torta) que desfrutam a comida em meio a todos aqueles assassinatos. Isto sim, dá sentido à frase final, que deve ser ouvida e guardada cuidadosamente pelos espectadores: "E depois de uma grande tragédia, a gente segue comendo".
Os ingressos já estão a venda para as apresentações que acontecerão no segundo semestre de 2011 em São Paulo e no Rio. Para quem conhece o grupo os comentários são dispensáveis, mas para quem nunca viu, esta é a hora.
Nas fotos estão cenas da peça, o cartaz na Holanda, os convidados comendo em cena e um detalhe de um dos pratos servidos pelos Aduriz, mestres da atual culinária espanhola.
Mamãe eu quero!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário