terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Olafur Eliasson no Brasil






Já está confirmada a exposição do artista dinamarquês no Brasil, mais precisamente na Pinacoteca de São Paulo, onde vai trazer em torno de dez trabalhos, entre os quais os seus famosos espelhos gigantes que alteram a percepção espacial, que serão instalados no interior do prédio mas também podem ser colocados no entorno, no Parque da Luz. Se você tem um calendário prévio das coisas a serem vistas no ano que se iniciará em breve, coloque lá (com cinco estrelas) uma ída a SP em março para conferir a mostra.
Eliasson é jovem, tem 46 anos, mas já tem seu lugar reservado entre os grandes pensadores da arte contemporânea, fazendo obras que, mesmo sendo espetaculares, não se perdem na monumentalidade e se seguram conceitualmente. Ele fez duas instalações que foram notícia no mundo todo pela sua ousadia criativa: uma foi o Weather Project, que aconteceu na Tate Modern, em Londres, em 2003; e outro foi as New York Waterfalls, na cidade americana, em 2008. No Brasil já temos Eliasson em Inhotim, com seu caleidoscópio de espelhos que alteram a paisagem com seu jogo imagético. Os pensamentos (e percepções) que o artista desencadeia na mente das pessoas ultrapassa a simples curiosidade: o aspecto lúdico de sua obra arrebata o espectador para planos novos dos sentidos: reparem nas fotos do post como as pessoas se deleitavam (e deitavam) no chão da Tate para mirarem o "sol" artificial que Olafur internalizou no espaço central do prédio. Enfim, um gênio.

4 comentários:

  1. Genial, Afonso, dá mesmo vontade de ir! E por que não? E ainda fica tão perto (do outro lado da rua!) do Museu da Língua!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Se der, vai lá no meu blog! Acabei de recontruir (fiquei com inveja) (risos).

    http://felipefritiz.blogspot.com

    Abração

    ResponderExcluir
  4. Oi Felipe. Já fui, já add e recomendo a todos a irem.

    ResponderExcluir