sábado, 25 de dezembro de 2010

Old dudes of electronic music I: Walter Carlos






O senhor nas fotos acima é o músico Walter Carlos, exímio adaptador e intérprete de música erudita para sintetizadores. Seu trabalho foi inovador nos anos 70 e gerou uma legião de fãs incondicionais, entre eles o diretor Stanley Kubrick, que colocou a trilha do seu (ainda) futurista filme A Laranja Mecânica nas suas mãos. O resultado foi perfeito e só ajudou a catapultar ainda mais Walter no mercado fonográfico: seus discos alcançaram o record de 500 mil cópias vendidas e deu-lhe o primeiro disco de platina para um artista de música erudita.
Mas ele estranhamente pouco aparecia em público, até que um dia a notícia chega na mídia: Walter Carlos havia se transformado em Wendy Carlos, a mulher sedutora que aparece deitada sobre um Moog na foto acima. Na época a operação foi chamada de redesignação sexual e foi algo escandaloso,trazendo muitos prejuízos à carreira do artista que chegou a dizer que havia se arrependido de ter se submetido à transformação. Com o tempo e os novos hábitos da sociedade, a coisa amainou e hoje Wendy deve ser uma velhinha feliz, leve e solta com seu novo sexo.
Um dos trabalhos mais interessantes de Walter/Wendy Carlos foi a trilha sonora de Tron, nos anos 80, que foi uma das coisas que escapou do fracasso que o filme foi. A obra dele foi toda remasterizada e lançada em 2005 e hoje é possível se ouvir as maravilhas (é muito bom mesmo!) em qualidade digital.

Um comentário:

  1. Afonso, Afonso!!!!!
    Não transforme o Bob na Wendy!!!!!!
    A primeira foto não é do Walter e sim do Robert Moog!!!!!
    Vc foi traído pelo google, kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir