segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Blood, sweat and shit






Que Marilyn Manson que nada...
David Nebreda é o nome do artista que fez e protagoniza estas fotos acima. Sua biografia não é moleza:aos 19 anos os médicos diagnosticaram nele um quadro de esquizofrenia o que fez com que fosse várias vezes internado em clínicas psiquiátricas. Seguidas vezes esteve próximo da morte e escapou dela mas ela não escapou dele. Munido com sua câmera faz ensaios que o mostra se auto-impondo castigos, martírios e outras modalidades de tortura que causam extrema dor física.
Feridas, sangue e excrementos são resultados comuns no estabelecimento de sua estética particular. Hoje Nebreda tem 50 anos, mora sozinho na casa que possui em Madrid, onde está recluso a anos sem qualquer contato social ou familiar com o mundo de fora: sem rádio, sem televisão e sem livros. Num isolamento absoluto David criou centenas de autoretratos e alguns desenhos pintados com o seu próprio sangue. Nas suas criações reflete sobre o seu suplício cuidando até o último detalhe, desde a iluminação e a decoração até a ordem das violências que fazem parte do seu mundo sem saída.
O artista é licenciado em Belas Artes mas os seus conhecimentos sobre fotografia são totalmente autodidatas.Seu trabalho escatológico é quase desconhecido na Espanha, mas sua repercussão na França o tornou conhecido e o público que tem acesso às imagens de Nebreda reagem de modo extremo: ou rejeição absoluta ou fascínio puro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário