quarta-feira, 23 de junho de 2010

CALATRAVA IN RIO


O arquiteto espanhol Santiago Calatrava apresentou no Rio de Janeiro a maquete de seu próximo projeto, o ‘Museu do Amanhã’, uma instituição dedicada à sustentabilidade e à ecologia que será construída na zona portuária da cidade. "Este é o projeto museístico mais importante que já fiz em toda minha carreira", assinalou o arquiteto, que mais uma vez inspirou-se no mundo vegetal para desenhar as linhas do edifício, esta vez nas formas da mata atlântica característica da região.

Em uma original apresentação do projeto, Calatrava fez ao vivo um croqui do que será o Museu do Amanhã, onde se apresentarão exposições sobre ciência, tecnologia e conhecimento com o objetivo de conscientizar sobre o futuro e a necessidade de adotar atitudes mais ecológicas. "A intenção é fazer um museu com um impacto econômico ínfimo: com materiais reutilizáveis e que seja energeticamente suficiente", afirmou Calatrava, que espera que o edifício sirva de exemplo para uma filosofia de vida mais sustentável.

Estrutura do edifício

Na maquete apresentada, o estilo do espanhol se percebe de imediato no exterior do museu, que constará de duas plantas e tem "uma estrutura simples, fácil de reconhecer, mas acima de tudo acessível”. O nível inferior estará rodeado por dois estanques de água que chegam até o mar, para refletir a importância deste bem, e ficará delimitado por duas zonas verdes que permitirão o acesso desde qualquer parte da alargada estrutura.

O teto do piso superior, ao qual se poderá aceder por duas rampas,estará composto por múltiplas placas solares que mudarão de posição durante o dia e oferecerão uma silhueta mutante ao visitante. "Deve ser um edifício vital porque é um museu sobre a vida", assegurou o espanhol, que valorou que a obra ofereça "uma pedagogia simples" às gerações futuras, para que sejam conscientizadas sobre a importância de conservar o meio ambiente.

As autoridades da cidade explicaram que o museu também servirá para revitalizar o porto do Rio de Janeiro, zona que na atualidade alberga uma feira e que no futuro deverá alojar parte das instalações logísticas dos Jogos Olímpicos de 2016. O Museu do Amanhã ocupará uma superfície de 12.500 metros quadrados no porto da cidade, terá um investimento de 130 milhões de reais (uns 73 milhões de dólares) e será inaugurado a finais de 2012, com motivo da Conferencia sobre Desenvolvimento Sustentável que a ONU organizará no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário