quinta-feira, 8 de julho de 2010

Eu adoro um sebo!





Sempre que viajo, de férias ou a trabalho, vou visitar sebos de livros (e de discos e DVDs também) porque os acho o máximo. Gosto desde aqueles trash total até os super organizados, e os há para todos os gostos em profusão.
Em São Paulo gosto daqueles que ficam nas ruas adjacentes à Catedral da Sé(Sebo do Messias e Floresta, imbatíveis), sempre repletos de novidades e até mesmo de lançamentos recentes que misteriosamente chegam às suas estantes como "usados" ao mesmo tempo que chegam como novos nas livrarias normais. Existem também na capital paulista, os sebos que ficam nas ruas ao lado da FNAC Pinheiros. Estes são muito organizados pois o público daquela região é outro, mais abonado, mas isto não influenciam nos prêços já que não extorquem os fregueses.
No Rio nada mais paradisíaco que os muitos sebos que se concentram na região da Praça Tiradentes. As opções são variadas, os formatos múltiplos (do trash ao chic, tem de tudo) e a aventura de se achar "aquele livro", ou ser por ele achado, tem o charme do centrão da cidade, ainda com seu patrimônio arquitetônico preservado (ou quase). Gosto muito da Academia do Saber (um abraço, Rodrigo!!!) onde a varidade de publicações é grande e o atendimento super atencioso. O andar superior,onde ficam as revistas, é de enlouquecer.
Em BH não deixo de passar uma tarde no Edifício Maleta, onde as livrarias, editoras e sebos se misturam. É um bom passeio para distrair qualquer um que ame literatura e conhecimento em geral. A Livraria Crisálida é meio sebo/meio editora e as surpresas lá sempre são grandes.
Os sebos melhoraram muito e ganharam uma sobrevida com a chegada do site Estante Virtual. Dá para se notar a melhora que todos tiveram com a implementação das vendas que o site trouxe, mas se comprar pela net é bom, ao vivo a coisa é muito, mas muito mais prazeirosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário