segunda-feira, 26 de julho de 2010

Are you experienced?




A frase título deste post refere-se à pergunta que Jimmy Hendrix fazia por causa da sua banda Jimmy Hendrix Experience, com a qual gravou obras de arte do rock. Na verdade, roubo de Hendrix sua frase para falar do artista brasileiro Damião Experiença (sic).
Este cara compõe desde os anos 70 e já gravou mais de 36 discos, a maioria em vinil. Conhecí seu trabalho levado pela curiosidade ao ver um de seus discos num sebo e que me atraiu pelo insólito, o que me fez comprá-lo e ser o único sujeito que o conhecia até recentemente, com o advento do Google, onde achei a peça rara novamente na área.
Posando de exótico, surrealista, visionário e outras definições, Damião (ou Daminhão,ou Daimião) é multi-instrumentista mas se dedica mesmo aos instrumentos de corda, sendo um deles um violão de uma corda só. Suas músicas falam de tudo, desde o tal Planeta Lamma (de onde é originário), até de personagens como Fidel Castro, Evita Perón, Bob Marley e Adolf Hitler, juntos ou separados. Uma coisa que só mesmo ouvindo para saber do que se trata. Às vezes os títulos dos discos ou das músicas já apontam para o que é o assunto, como "Quem tirou o selo que leia a carta","Eu quero é comer feijão pra não ir pra debaixo do chão", "A mulher que faz aborto não tem pena do próprio corpo", ou "Eu gosto é de mulher lésbica". E com este cabedal de alucinações, o cara é comparado com muitos outros artistas pela criatividade, excessiva produção, qualidade artística e até por sua decantada energia sexual como Frank Zappa (!!!), Fela Kuti, Sun Ra e Moondog. Seus fãs (serei um?) abriram um site na net onde se pode baixar o material fonográfico de Damião já que o artista disponibilizou o livre acesso a tudo que já fez. Como não poderia deixar de ser, o Japão reeditou varios discos dele e (parece) que o cara é cult lá por aquelas bandas.
Bem, como muitas das letras de Damião Experiênça são cantadas num dialeto inventado por ele, falado no planeta Lamma, para encerrar convido os curiosos a procurá-lo na net, já que tenho a maior preguiça de ficar escrevendo sua discografia aqui por terem muitos títulos e, além disso, com nomes intermináveis como Mamãe Sarafina e Papai Amorzinho, seu filho Damião Ferreira da Cruz gravou treze discos com dinheiro próprio porque sou filho de cubano com russo e não de americano".
Não deixe de passar por esta experiênça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário