quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Dior Illustrated: René Gruau and the Line of Beauty







Os fãs londrinos da importante Maison Dior foram premiados com uma exposição no mínimo maravilhosa: a Somerset House organizou uma extensa reunião dos trabalhos do ilustrador René Gruau (1909-2004), mestre do desenho que trabalhou durante anos para Christian Dior fazendo os sketches das criações do estilista. Os exemplares que fazem parte desta mostra foram escolhidos pessoalmente por John Galliano, o designer renovador da grife francesa.
Nascido na Itália, Gruau foi responsável pela criação de algumas das mais icônicas imagens da moda no século XX. Ele foi ilustrador de moda por mais de 60 anos e neste tempo trabalhou e se transformou em amigo particular de Dior, o que foi importante fator na colaboração que deu à maison do estilista. Mas Gruau não trabalhou só com ele: muitas outras casas de moda, como Givenchy, Schiaparelli e Balmain tiveram suas criações divulgadas em importantes magazines saídas das mãos do ilustrador, porém foi com Dior que ele alcançou o status de clássico.
Gruau trabalhou para a Maison Dior por 50 anos, desde 1947 até 1990 e durante este tempo cultivou esta citada amizade por Dior a ponto de, mesmo após a morte deste, em 1957, continuar trabalhando para o ateliê, o que fez ganhar a admiração de John Galliano, atual desenhista da grife, que na divulgação na imprensa do evento londrino, disse as seguintes palavras: "Para mim o desenho de Gruau captura a energia, a sofisticação e a ousadia de Dior, e igualmente testemunha sua longa amizade pelo mestre".
Gruau morreu em 2004 e sua obra permanece ainda viva em museus, galerias e coleções de arte por todo o mundo, inclusive no Louvre, em Paris.

Um comentário:

  1. Eu tenho a impressão de que este belo "traço" já entrou para o imaginário coletivo do homem contemporâneo. A primeira coisa que me veio à mente foram desenhos animados ambientados em Paris, durante a belle époque.

    ResponderExcluir