terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Senior



Conforme o prometido quando do lançamento do disco Junior, em 2010, o Royksopp lançou na virada do ano sua nova obra musical Senior. Para alguns fãs foi uma surpresa ouvir as faixas porque o duo norueguês optou por fazê-las só instrumentais. Não que isto fosse uma surpresa: nos seus álbuns anteriores as faixas sem vocais eram freqüentes e reforçavam am alto nível a proposta musical dos componentes da banda. Porém os vocais eram muito bons e a ausência deles neste novo disco causou certo impacto, mas é coisa passageira: o álbum é muito bom.
O Royksopp foi criado em 1998 em Tromsø, Noruega, e é composto dos músicos Svein Berge e Torbjørn Brundtland, além de convidados que frequentam seus discos desde o lançamento do álbum Melody A.M., em 2001. A proposta eles é experimental com um mix de várias formas de musica eletrônica, desde um house, até um drum and bass, passando por influência afro-americana, o que gera resultados excêntricos e que fazem com que o som deles seja marcante e explica bem o sucesso que possuem na cena eletrônica mundial e na mídia: já foram indicados ao Grammy, ganharam sete prêmios Spellemannprisen, e frequentam as listas de best of no mundo todo. Suas performances ao vivo são arrasadoras, que conferi em Paris a uns anos atrás. E olha que eles fizeram a prévia do Sigúr Rós, outra pauleira eletrônica.
O disco Senior possui as faixas And the foorest began to sing, Tricky Two, The Alcoholic, Senior Living, The Drug, Forsaken Cowboy, The Fear, Coming home, A long, long way e o clima downtempo prevalece na maioria, dando um ar reflexivo e intimista à obra. Se você quer encontrar no álbum o clima dançante de Junior, esqueça: aquele climão do ano passado, que fez a alegria de muitos DJs que remixaram suas faixas à exaustão, ficou longe neste atual. Mas, repito, Senior é muito bom. Ganhei o disco do mesmo amigo , o Thiago, que é meu "fornecedor oficial de Royksopp" (rs...) e pretendo levá-lo como soundtrack na viagem que farei à Europa mês que vem, principalmente porque a música The Alcoholic foi descrita pela banda como: "uma idéia nostálgica baseada naquele vagabundo que pede carona em trens e viaja de lugar a lugar". É isso aí...

Nenhum comentário:

Postar um comentário