terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Boas idéias no improviso






Eu sempre estou de olho em coisas improvisadas pois tenho a sensação que alí posso detectar boas idéias. Bem, tenho certeza que não estou sozinho nesta postura, aliás acho que estou em ótima companhia. Vejamos...
O arquiteto Marcio Kogan, cujo magnífico trabalho já sigo desde eras pré-twitter,e sua equipe de arquitetos do StudioMK27 tiveram uma idéia que me foi surpreendente, mas familiar: olhar para peças criadas com sobras de materiais usados em canteiros de obras da construção civil, normalmente móveis improvisados com restos de madeira, etc. e darem a elas uma perspectiva estética com o objetivo de ressaltar os aspectos artísticos de cada uma.
Por algum tempo, os arquitetos do MK27 passaram a colecionar banquinhos, mesas, penduradores e outros objetos que eram feitos e abandonados pelos trabalhadores da construção civil após o término das obras, mas até então não sabiam ao certo o que fazer com eles. Bem, parece que eles descobriram: o resultado foi o tema da exposição "Próteses e Enxertos" onde 16 destas peças foram exibidas com o novo olhar onde a rusticidade inicial foi acrescida de materiais tecnológicos como fibra de carbono e aço, além de alguns toques kitsch evidenciando o contraste entre o prático e o estético.
Sobre essa iniciativa de customização dos “pupilos” de Marcio Kogan, a doutora em filosofia Maria Cecilia Loschiavo dos Santos escreveu um artigo, em que faz algumas observações bastante pertinentes: “É importante salientar que a adição dos elementos industrializados às peças originais provoca um efeito de contrastes e estranhamento, uma inesperada conflagração dos materiais que conecta diversas temporalidades, identidades e novas funções. Na maioria das peças construídas com o reuso da madeira, aparecem os metais, as fibras de carbono e o vidro, levando-nos a repensar as transições dos produtos e dos materiais – e, por conseqüência, dos próprios limites do planeta”, diz a especialista em estudos sobre design.
Com nomes curiosos e bem humorados como Mesa Radiola, Mesa Alumiada, Mese Quereres, Banquinho Bo e Mesa da Hora mostram que a equipe comprou a idéia e mostrou que realmente existem boas idéias nas coisas improvisadas. Achei o máximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário