terça-feira, 14 de julho de 2009

DEZ ANOS 2000 - Música



Convidado por um jornal para citar o que aconteceu na primeira década dos anos 2000, fiz a seguinte lista para música:

1) Amy Winehouse
Como ignorá-la? Impossível. Ela esteve em todas as páginas dos noticiários escandalosos. Chutou o balde e afirmou: não quer se reabilitar, no, no,no...

2)O show do Radiohead no Brasil.
Enfim uma banda fundamental, importante, genial e no auge de sua carreira veio aqui. Tom Yorke levou ao delírio uma multidão no Rio e em São Paulo. Eu fui!!!

3) O Brasil entra na rota do show business internacional.
Moby, White Stripes, Anthony and the Johnsons, Kraftwerk, Pet Shop Boys, Madonna, Oasis, Bjork e outros inseriram o país nas suas turnês. Enfim o sonho do Rock in Rio virou rotina 20 anos depois.

4)Outros sons de outras terras
Os islandeses do Sigúr Rós e os noruegueses do Royksopp mostram que o pop, o eletrônico e o rock romperam os limites dos estilos musicais e as fronteiras políticas. E juntaram-se a eles os indianos, os mexicanos e por ai vai.

5) O império dos DJs
Seja no mundo ou no Brasil eles reinam absolutos. São criativos, originais, performáticos e recriam a música todo dia a toda hora, além de fazer os esqueletos e os neurônios balançarem.

6) As festas eletrônicas.
As raves, as Love Parade e as paradas gay pululam no mundo todo. E arrastam milhares de pessoas numa festa contagiante e cada vez mais elaborada.

7) O fenômeno Los Hermanos.
Um grupo de barbudos veio encantar jovens universitários com seu som difícil de classificar, mezzo deprê, mezzo romance adolescente. Se recusavam cantar hits que os projetaram no cenário musical, como “Ana Júlia”, e faziam shows sem ensaiar. Se separaram e voltaram no show do Radiohead, em 2009: deviam ter ficado em casa pois foram massacrados pela competência profissional das bandas alienígenas.

8) Novas vozes femininas
As cantoras Céu, Monica Salmaso e Bebel Gilberto rompem com alguns estereótipos das mulheres cantoras do país e arrebentam com seus talentos.

9) Novas vozes masculinas
Eles estão no mercado paralelo, mas são os nomes que prometem: Rômulo Fróes, Jonas Sá e Rubinho Jacobina. É a contribuição desta década para a próxima.

10) O uruguaio Jorge Drexler
Ganhou um merecido Oscar pela trilha de “Brokeback Mountain”. O cara é muito bom.

11) O funk brasileiro
Depois do samba (bossa-nova inclusa) é a contribuição musical mais visível do Brasil para o mundo. Dominando as pistas em todo canto do planeta, sai no lucro porque ninguém entende as letras, mas o som é pauleira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário