terça-feira, 14 de julho de 2009

Arrasando no museu


O cara é um das grandes personagens destes anos 00, mas ninguém sabe quem é ele. Banksy é um grafiteiro que conquista cada vez mais os corações e as mentes do público e da crítica, porém, por razões que a própria razão desconhece (dizem que foge da lei...rs...) , é desconhecido por todos, e até mesmo os seus pais não sabem que ele é quem é.


Seus grafittis são uma constante nas ruas de Londres, mas o que o fez ser esta "celebridade" foram as intervenções suas em espaços públicos: já colocou uma estátua de um prisioneiro de Guantánamo num dos parques Disney, trocou todos os CDs de Paris Hilton por cópias adulteradas em 43 lojas em toda a Inglaterra (Banksy é de Bristol) e já colocou o desenho de um homem empurrando um carrinho de supermercado entre pinturas rupestres no acervo de um museu. Graças a estas intervenções o cara virou uma das mais conhecidas "personalidades anônimas" do mundo. Só no Google ele aparece em mais de um milhão de páginas.


Alguns jornais britânicos dizem que sabem quem é ele mas...o mistério continua. Ou continuava, já que sua última exposição no City Museum of Bristol foi combinada num comum acordo entre ele e a direção da instituição, ou seja, para estes diretores Banksy é conhecido, ou será que foi disfarçado (o que faz com frequencia)?


Deixo uma mostra do que está exposto em Bristol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário