terça-feira, 14 de julho de 2009

DEZ ANOS 2000 - Comunicação



Convidado por um jornal para citar o que aconteceu na primeira década dos anos 2000, fiz a seguinte lista para comunicação:

1) Os sites de relacionamentos Orkut e Twitter.
Ambos são fenômenos de integração de pessoas, e, exatamente por causa disto, mostram todas as belezas e pavores da alma humana.

2) O Google Earth.
A Terra ficou visível do espaço e acessível na telinha dos monitores. Para quem gosta do planeta é um parquinho de diversão. Para quem é paranóico existem mistérios insondáveis: o que são aqueles triângulos no mar da Arábia, porque nada aparece na área 51, e por aí vai.

3) O YouTube.
Virou local de lazer, curiosidade, divulgação, visibilidade, exercício de estilo, humor, drama, etc...etc...etc...É uma das maiores influências no cinema contemporâneo.

3) O Google todo.
Gente, o que é este site? Tem de tudo, até eu...

4) As possibilidades de downloads
Livros, músicas e filmes são “baixados” com facilidade e tornam viáveis acessos a uma informação cultural antes estratificada por aspectos geográficos, físicos e financeiros. O problema é a pirataria.

5) A chegada da fibra ótica e da internet via eletricidade.
O que era bom vai ficar melhor. Para ser perfeito é só tornar real e viável a inclusão digital: boa parte do mundo é “analfabite”.

6) Os iPhones.
Quem tem sabe do que estou falando. Como viver sem ele? Como a humanidade chegou até aqui sem ele? Fundamental.

7) Os iPods
Até o Obama tem. E toca tudo.

8) Os MP3 Players.
Cada vez menores só incomodam músicos com ouvido absoluto. Junte-se aos MP3 os Pen Drives e a vida é portátil.

9) A tecnologia Wi-Fi.
Com note books cada vez menores, a tecnologia wi-fi te pluga no mundo sem fio. Mais uma tecnologia que pede a democratização da inclusão digital.

10) A consolidação da TV a cabo.
É uma das novidades tecnológicas da década, o problema é a qualidade da programação.

11) A TV digital.
Alta definição de imagem: poderemos assistir a filmes com qualidade de cinema e ver as rugas e celulites de apresentadoras de TV com nitidez constrangedora.

12) A fotografia digital.
A mesma coisa da TV digital, só que parado. Corre-se o risco de um vírus deletar todas as imagens da sua vida, te despojando do seu passado visual. Alguns culpam a tecnologia pela “banalização da fotografia”. O tempo dirá.

13) O cinema digital.
Nem bem chegou e as pessoas já o culpam de muitas coisas. Calma gente!!!

14) O IMAX.
Se o futuro do cinema é este, preparem-se: é de tirar o fôlego.

15) Os blogs
Muita gente quer que suas vidas particulares se tornem públicas. É o espetáculo do ego nos blogs da internet. Tô neles!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário