quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Glenda May






Outro dia, num jantar íntimo de comemoração do meu aniversário (ainda...),me encontrei com Eduardo, um primo querido que já ultrapassou a barreira das classificações familiares se tornando um grande amigo, e, dividindo algumas memórias da juventude, nos reportamos à atriz Glenda Jackson, que foi nossa paixão naqueles tempos pretéritos. O resumo da nossa lembrança dela ficou parado no tempo já que a atriz sumiu das telas e se dedica ao palco e à carreira política na atualidade. Resolví, então, colocá-la aqui para que todos possam conhecê-la e procurar ver seus filmes.
A inglesa Glenda May Jackson começou trabalhando como garçonete e daí passou para o teatro. Chegou ao cinema pelas mãos de Peter Brook apenas em 1964, quando fez "Marat Sade"(obra prima)e daí para frente ficou conhecida por aceitar papéis difíceis e controversos, que muitas atrizes recusavam, como em Sunday Bloody Sunday, Women in Love e The Music Lovers, neste último fazendo soberbamente a esposa de Tchaikovski que enlouquece.
Graças a este desempenho incomum foi agraciada com dois prêmios Oscars de melhor atriz, o primeiro em 1970 por "Mulheres Apaixonadas" e o segundo em 1974 por "Um Toque de Classe", e também conquistou prêmios importantes como o Globo de Ouro, o Bafta e o de melhor atriz no Festival de San Sebastian e no Festival de Montreal.
Dedicou-se então mais ao teatro que ao cinema e em 1992 iniciou carreira política, tendo sido eleita deputada do distrito eleitoral de Hampstead and Highgate em Camden pelo Partido Trabalhista em 1992.
São poucos os filmes dela disponíveis no Brasil, na verdade conheço só o fantástico Marat Sade que saiu numa coletânea de filmes avant-garde e que merece ser visto. Mas na net tem downloads disponíveis com os demais filmes onde atuou.
PS: Não resistí e coloquei-a posando ao lado de Miss Piggy, confirmando que toda pessoa inteligente tem muito humor...rs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário