sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Clandestino






Gastronomia também vive de modismos. Todo ano, lá por dezembro, a empresa inglesa de pesquisas “The Food People” publica suas previsões para o ano seguinte de tudo o que envolve comida. Nos últimos anos, estavam lá: as modernas técnicas criadas pelos espanhóis; os restaurantes clandestinos, que poucos têm acesso e funcionam praticamente no boca a boca; também os “pop ups” restaurantes, que aparecem e desaparecem em dias e locais diferentes. E várias outras coisas…

Parece que a chef Bel Coelho estudou tudo isso direitinho. Porque seu novo projeto, o Clandestino, reune exatamente essas tendências: é um restaurante pop up, apesar de ser em local fixo (o segundo andar do restaurante Dui da mesma chef); e porque ”funciona” só uma vez por semana, às quintas.
A idéia da chef é manter sempre um menu fixo e especial com 12 pratos, onde vai usar todas as novas técnicas de cozimento à vácuo, em baixa temperatura, esferificação, espumas e etc., que aprendeu na sua temporada na Espanha. Quem quiser se aventurar, deve ir “na confiança”. O menu não é informado com antecedência e a ideia é realmente ter uma experiência, não uma refeição do dia a dia.
Como se pode perceber o evento é para poucos: cada jantar vai comportar só 15 pessoas, que poderão assistir a chef fazer o preparo na cozinha que fica aberta para o salão. Realmente uma experiência.
Bem, esta semana foi divulgada a lista dos candidatos a "novo talento" pela revista inglesa Wallpaper, que é uma senhora premiação, e Bel Coelho está lá concorrendo com a sua culinária poderosa. Só isto já é um reconhecimento do trabalho desta jovem que faz a diferença no imenso universo gastronômico do Brasil e, pelo jeito, do mundo também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário