segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Biblioteca Mário de Andrade






Sempre que vou a São Paulo dou uma circulada no centrão da cidade pois gosto de ver a arquitetura, as pessoas e visitar minhas memórias de quando ía lá nos tempos de criança. Um dos meus "ícones" nesta região é a Biblioteca Mário de Andrade, que muito frequentei. Além de ser um espaço que me é caro lá estão obras raras que já pude ver e/ou ler. Mas a Bblioteca andou mal e precisando de um restauro, o que aconteceu nestes últimos anos (desde 2007).
Dia 25 de janeiro a Paulicéia fará mais um aniversário e terá mais um motivo para festejar: nesta data será reaberta a Biblioteca e novamente o povo terá acesso aos seus mais de 327 mil livros, sendo que 51 mil são obras raras ou especiais. E junte-se a isto a abertura da Praça Dom José Gaspar, onde ela está localizada,que será reaberta após ter passado por uma revitalização do seu projeto paisagístico.
Segundo informações da mídia,as obras de modernização e restauro possibilitaram a recuperação da fachada,impermeabilização das lajes da cobertura, modernização das redes internas de infraestrutura lógica e elétrica, a readequação dos andares de armazenamento do acervo com mecanismos de proteção ambiental, a ampliação da área de armazenamento de coleções de obras raras e de artes; a construção de mezanino para a guarda do acervo da Circulante, com acesso independente; o restauro dos móveis originais; a redistribuição das áreas técnicas e administrativas, a implantação de soluções de acessibilidade universal e a reconstituição das três mais importantes salas da área de consulta: atualidades, artes, obras raras e coleção geral.
Para celebrar a inauguração das melhorias na praça, realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura, a partir das 13h, o palco na Rua Bráulio Gomes, ao lado da Biblioteca, recebe Walter Franco e, logo em seguida, Naná Vasconcelos, o pianista Fabiano Araújo e o contrabaixista norueguês Arild Andersen que integram o projeto Rheomusi.
A programação especial de reabertura da biblioteca se estenderá pelos próximos meses e oferecerá como carro-chefe o ciclo “São Paulo: seus povos e suas músicas”, que celebrará a diversidade cultural da cidade de São Paulo por meio de encontros semanais que vão tratar dos diferentes grupos de imigrantes que compõem a cidade. Os encontros consistem de palestras de especialistas e apresentações musicais. A curadoria musical é da minha querida amiga, a pesquisadora e intérprete Anna Maria Kieffer.
Fico feliz e orgulhoso com esta nova acessibilidade ao segundo maior acervo de livros do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário