sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sexta-feira 13 - Parte 1





Madrugada de sexta feira, 13 de agosto.
Sou avesso a certas superstições, outras eu adoro ter, mas esta coisa de data certa para azar me parece marketing de alguma coisa. Mas eu tive algumas experiências nesta madrugada, uma delas foi a de passar parte da madrugada no frio, enrolado num cobertor, deitado no meu quintal esperando uma propagada "chuva de meteoros" que aconteceria infalivelmente segundo a astronomia. E paguei mais um mico cósmico: não ví nada!
Crescí ouvindo uma tia contando o que foi ver o cometa de Halley em 1910. A imagem que ela relatava era mágica, de uma cauda de luz cruzando o céu inteiro, o que depois fui encontrar (e confirmar) na biografia de Murilo Mendes como uma das causas dele se perceber poeta. Quando chegou a MINHA vez de ver o tal cometa, nos anos 70, ele simplesmente flopou. Shit!!!
Aí, nos anos 80, chega a notícia de outro cometa, o Kohoutek, que também daria um espetáculo no firmamento mas não passou de uma poeira distante, traumatizando cientistas e humanos normais. Shit again!
Ontem não ví a chuva de luz prometida nos céus, mas me lembrei que naquele mesmo lugar no quintal da minha casa, numa festa junina, ainda uma criancinha inocente, queimei meu dedo na brasa da fogueira e que meu pai, para me consolar, queimou "estrelinhas" comigo no colo. A imagem deste ato se tornou indelével e agora surge na minha memória como o único (e grandioso) espetáculo cósmico da minha vida.
Valeu, pai!!!

2 comentários:

  1. Cara, este último parágrafo foi uma chuva de asteróides no meu coração. Eu queria poder acreditar que seu pai em algum lugar o leu.

    Lembrou-me Marlon Brandon diante da foto de ambos, pai e filho, em "Don Juan de Marco". Pura poesia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Enaldo. A lembrança foi real e estimulada pelas estrelas que não apareceram em queda no céu. Às vezes a gente é surpreendido pelas memórias de superfície, aquelas que nunca afundaram no obscuro poço do esquecimento. Tô adorando nossas conversas...rs...

    ResponderExcluir