domingo, 8 de agosto de 2010

ACADEMIA DO SABER


Se tem um lugar onde me esbaldo no Rio de Janeiro é no sebo Academia do Saber. Na verdade o sebo possui tres lojas, perto uma da outra, cada uma gerenciada por um dos irmãos Pereira: Rodrigo, Renato e Ricardo. A livraria foi fundada em 1970 pelo pai dos atuais proprietários e se transformou numa rede, sendo que atualmente está cadastrada no site Estante Virtual. Visitá-los é uma experiência que pede tempo já que no total possuem juntas o maior acervo entre as livrarias da região, com mais de 500 mil livros espalhados pelos três endereços, todos no centro histórico do Rio de Janeiro, e bem próximos, dois na Avenida Passos e um na Rua da Constituição.
A filial que fica na Avenida Passos, 20, é a comandada por Rodrigo Pereira, o caçula da família. Sempre atencioso e bem humorado ele nos atende com prazer dando a atenção necessária e as devidas orientações para os usuários que se encantam - e se perdem - no meio de tantas publicações. Eu gosto dele pra caramba e estar na loja é sempre um prazer. Detalhe: o acervo de livros de arte é de tirar o fôlego, com exemplares quase novos (todo o acervo é de livros usados MESMO), e é fácil encontrar lançamentos que estão nas megas (e impessoais) livrarias da cidade a preços de assustar por um valor bem, mas bem menor de verdade.
Nesta última ída que fiz até esta loja que mais gosto, conversando com Rodrigo, ouví dele palavras de ânimo em relação ao crescimento de novos leitores e do automático aumento no consumo de livros. Ele acha importante a abertura da loja para as vendas virtuais o que viabilizou bem o comércio para fora do Rio. Eu sou freguês assíduo e já postei neste blog minha paixão por sebos, mas confesso que o Academia do Saber é um dos meus the best of...
Deixo um vídeo do YouTube com o Rodrigo e seus irmãos falando da loja. Reparem como a postura dele é de otimismo e entusiasmo. O cara é muito legal: enquanto fala, um funcionário contratado somente para isso empacota uma pilha de livros, vendidos pelo computador presente no meio da loja. De 15 a 20 volumes são despachados diariamente via Estante Virtual. O catálogo on-line da Academia do Saber ultrapassa os 35 mil livros.
Mesmo assim, muitos exemplares, em geral os mais raros, não podem ser encontrados na web e permanecem exclusivos a quem se arrisca in loco. Por exemplo, a edição fac-símile das duas primeiras "dentições" da Revista de Antropofagia (1928), lançada por José Mindlin em 1975 por ocasião dos 25 anos de sua empresa, a Metal Leve, pode ser encontrada por menos de cem reais na loja da Rua da Constituição. Tal como esta jóia rara outras aguardam os amantes dos livros.

http://www.youtube.com/watch?v=eFXDFs3LMfk

2 comentários: