sexta-feira, 3 de junho de 2011

Roupa em exposição






Exposição no Fashion Rio apresenta peças dos acervos de museus estaduais reunindo diversos movimentos que influenciaram a cultura contemporânea.

Universo Tropical é o nome da exposição que vai ocupar o Armazém 2, no Pier Mauá, de 31 de maio a 04 de junho, durante a realização da edição Verão 2012 do Fashion Rio. A curadoria é de Mari Stockler e de Luiza Marcier(foto), assessora da Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura(SEC). A pesquisadora é professora da Pós-Graduação em Moda, Cultura de Moda e Arte da UFJF.

Segundo Luiza, a mostra propõe uma costura a partir do universo tropical do Brasil, reunindo diversos movimentos que influenciaram a cultura contemporânea, como o tropicalista, o antropofágico e o modernista, chegando aos dias de hoje através de ícones que se destacaram com seu comportamento.

Esse Universo Tropical, repleto de criatividade, paixão e sensualidade, estará representado por inúmeros objetos de diferentes épocas - vestidos, leques, chapéus, sapatos, adereços, assim como pinturas, gravuras, videos, fotos, capas de disco - , cobrindo um período de tempo que vai desde os anos da Marquesa de Santos.

As peças pertencem ao acervo da Casa da Marquesa, do Museu Carmem Miranda e do Museu do Ingá, todos vinculados à SEC, e a outras instituições parceiras ou pessoas que gentilmente cederam seus acervos, como o Instituto Zuzu Angel (foto)e o Museu Histórico Nacional. A exposição contou também com o suporte técnico e logístico da equipe de museologia da Superintendência de Museus da SEC.

- A exposição nasceu da proposta dos organizadores do Fashion Rio de mostrar as influências e inspirações que o Rio desperta no campo cultural do país, esse “vestir brasileiro e suas musas” e as transformações e semelhanças ao longo da história . Será possível observar, em um momento, o pulsar tropical modernista de um traje de Zuzu Angel ao lado de um paletó assinado por Burle Marx e uma serigrafia de Di Cavalcanti. A ideia é também demonstrar essa identidade multifacetada e plural que o Brasil oferece – explicou ela.

Já para Mari Stockler - O corpo, a memória, a natureza e a cultura são inspiração para o trabalho dos designers cariocas. Neste “liquidificador” cultural, que deu origem ao nosso jeito de ser, haverá ainda referências a novelas, à arte plumária, a Carmem Miranda e ao mestre Chacrinha- define Mari.

Serviço:

Exposição Universo Tropical
Fashion Rio em parceria com a SEC
Píer Mauá – Armazém 1
Av. Rodrigues Alves s/n – Cais do Porto
Entre os armazéns 2 e 3
Horário de visitação conforme os horários do Fashion Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário