domingo, 4 de julho de 2010

FAVELA ++


Esta foto mostra a modelo Carol Trentini desfilando Coopa-Roca por Carlos Miele. A Cooperativa de Trabalho Artesanal e de Costura da Rocinha Ltda., é uma Cooperativa que capacita, coordena e gerencia o trabalho de mais de 120 mulheres moradoras da favela da Rocinha, Rio de Janeiro, que produzem peças artesanais focadas no mercado da moda e do design. Foi criada no início da década de 1980, tendo por missão gerar condições para que suas cooperadas trabalhem em suas residencias e assim ampliem o orçamento familiar sem se afastarem do cuidado de seus filhos e das atividades domésticas.
Apoiar e divulgar iniciativas com poder de transformar a realidade de pessoas através da arte e do design, é um dos objetivos deste blog focado em experiências de vida e estilo capazes de melhorar o mundo e a vida daqueles que o habitam.
Conheci a Cooperativa, na exposição Retalhar no Centro Cultural do Banco do Brasil em 2007. Desde então, me interessei pelo trabalho corajoso e inovador da cooperativa e de sua fundadora, Maria Teresa Leal. Hoje este grupo é um exemplo concreto de capacitação e inclusão social para comunidades de baixa renda através da perpetuação de talento e herança cultural nos cenários brasileiro e mundial.
A qualidade e ineditismo dos trabalhos artesanais da Coopa-Roca conquistaram lugar de destaque no setor da moda e do design, com exposições e desfiles realizados no Brasil e em outros países como Inglaterra, Alemanha, Itália e França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário