quinta-feira, 14 de abril de 2011

Desta água não beberei







Cresci e adolesci em meio à avalanche de imagens da Guerra do Vietnã. Muitas coisas ficaram gravadas na minha mente oriundas daquele dramático conflito entre o comunismo e o capitalismo. Uma das referências que tenho deste período histórico é a figura do líder Ho Chi Minh, cujo nome foi dado a uma trilha construída quase que a pá e enxada no meio da selva tropical, que margeava a fronteira entre o Vietnã e o Laos, por onde passavam os guerrilheiros do norte para suas ações bélicas contra o exército norte-americano no sul. O resultado desta guerra já sabemos, e o nome deste líder popular foi dado à cidade de Saigon, antigo nome da capital da parte perdedora da nação vietnamita, firmando assim a vitória do comunismo, do proletariado e da instalação da libertação de um povo dos grilhões do capitalismo. Então tá, né?
Ví numa revista a inauguração da loja da Runway na Ho Chi Minh City (escreve-se exatamente assim...em inglês) que é um projeto dos milaneses do CLS Architetti's e que fascinou a proprietária Tran Thi Hoia Anh por causa dos projetos que fizeram para as lojas da Missoni e Jill Sander. A loja, localizada no super mall Vincom Shopping Center, foi concebida como uma caverna marinha congelada e usa materiais sofisticados como cristais e mesas de laca chinesa. O resultado artístico é impressionante, mas não pude deixar de lado as reflexões sobre as voltas que o mundo dá e do poder da grana que "ergue e destrói coisas belas", incluindo aí ideologias.
Deixo este comentário de duplo sentido onde fica claro o espírito da globalização econômica e sua sobreposição às políticas sociais. Ah, e nunca diga "Desta água não beberei"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário