sexta-feira, 22 de abril de 2011

Os olhos da guerra






Vários Jornalistas, diplomatas, representantes da rebelião líbia prestaram homenagem na noite de quinta-feira, na cidade de Benghazi, aos dois fotógrafos de guerra mortos quarta-feira na cidade cercade de Misrata - Tim Hetherington e Chris Hondros.
Junto minha modesta voz à de Abdel Hafiz Ghoqa, vice-presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), que é o órgão oficial da rebelião líbia, que disse: "São heróis... Vieram dar testemunho do conflito ao mundo"
Tim Hetherington (acima, sem barba), colaborador britânico da revista Vanity Fair, e o americano Chris Hondros, da agência Getty, foram atingidos na terça-feira por tiros de morteiro no centro de Misrata, cidade do oeste líbio. Os corpos serão repatriados a seus países de origem.
A missão destes ousados profissionais é mostrar ao mundo imagens que reflitam o que é um conflito armado, mesmo conscientes dos inúmeros riscos que correm.Tim Hetherington cobriu numerosos eventos belicosos nos últimos dez anos e recebeu muitos prêmios, entre eles o World Press Photo Award, em 2007, por suas fotos de soldados americanos no Afeganistão. Depois realizou o documentário Restrepo, indicado para o Oscar.
Chris Hondros (acima, de barba) cobriu os conflitos de Kosovo, Angola, Serra Leoa, Afeganistão e Iraque. Ganhou em 2006 a medalha de ouro Robert Capa por sua "coragem e iniciativa excepcionais" no Iraque.
Resta esta homenagem a estes fotógrafos que, mesmo imersos na brutalidade humana, conseguiram tirar deste inferno imagens de profunda sensibilidade.

Um comentário:

  1. quano ouvi voce falando desse assunto em uma das suas aulas, nao sei se fiquei mais comovida( comoção é um bom termo), ou interessada de caminhar pra essa área que eles cobriam.

    ResponderExcluir