sexta-feira, 22 de abril de 2011

Escrevendo com a luz






Se alguém leva a sério a expressão "escrevendo com a luz" quando realiza seu trabalho de fotografia, este alguém pode ser o fotógrafo carioca Renan Cepeda. A primeira vez que ví uma exposião de suas fotos foi em 2007 e já fiquei fã. Nascido em 1966, ele começou a fotografar em preto e branco já com 11 anos de idade, profissionalizando-se em 1987. Sua grande escola foi a experiência no fotojornalismo e já colaborou para as maiores publicações do país, tais como Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, Veja, Época, Isto É, Elle, Exame, entre muitas outras. Foi correspondente da agência francesa SIPA-Presse no Rio, de 1993 a 1995. Em 1996 fundou o “Arte de Portas Abertas” no bairro carioca de Sta. Teresa.
Dedicando-se hoje integralmente à fotografia de arte, Renan Cepeda é reconhecido pelas pesquisas artísticas sobre técnicas fotográficas incomuns, como a fotografia infravermelha - que estuda desde 1991, elaborando a série “Invisíveis” – e a coleção “Pichações”, em que aplica processos de iluminação pontual sobre casas desabitadas, trabalho já premiado três vezes: International Agfa Photo Award em 2004; bolsa-prêmio da FUNDARPE - Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco e prêmio-aquisição no Salão de Santo André – SP, em 2005.
Estas informações eu tirei de sites da net mas o fotógrafo possui um site só seu que merece ser visitado. Deixo algumas imagens da série "Pichações", que foi a que eu vi, para vocês se surpreenderem como eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário