domingo, 17 de abril de 2011

Nem pense em perder






Você gosta de literatura, admira arte contemporânea, adora interatividade com obras de arte, se delicia com interfaces com eletrônica, acha o máximo isto tudo junto? Então não ouse perder a exposição "I in U", ou "Eu em tu" como foi traduzida por aqui, da artista multimídia norte-americana Laurie Anderson, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro (até 26 de junho).
A inquieta artista/performer - na foto acima com o rock star Lou Reed, parceiro e amigo - vem fazendo seu trabalho desde os anos 80 onde marcou terreno com a sua composição "O Superman" e não parou mais de mexer nos cânones da arte linkando-a com atuações em palco onde fazia reflexões com a linguagem e com a literatura, além de catapultar nossa percepção de espaço e tempo para outras esferas. Em seu hit "Language is a virus" Laurie se ancorava nas teorias da linguística de que o desenvolvimento da fala se deu por causa de uma contaminação virulenta que atingiu nossos antepassados e causou mudanças no cérebro que permitiram o desenvolvimento da comunicação oral. Bem, deixo os desdobramentos por conta dos experts.
A mostra do CCBM já esteve na filial da casa bancária em SP, onde a vi, e traz espaços interativos, projeções de imagens, ambientes e todos os etcs que acompanham suas mostras pelo mundo. Acho importantíssimo ver esta montagem porque é um ótimo exemplo dos caminhos da arte hoje.

Um comentário:

  1. A penúltima foto-atuação me lembra uma peça do Beckett, dirigida e estrelada pelo Jeremy Irons, O improviso de Ohio (Ohio Impromptu).

    ResponderExcluir