quinta-feira, 21 de abril de 2011

And the TED Prize goes to...






Olha só quem foi o vencedor do TED Prize 2011: foi o nosso conhecido fotógrafo francês JR, que levou a premiação conferida pela TED Conference, que busca eleger as personalidades mais inovadoras e empreendedoras do ano no mundo.
JR - que está nas fotos acima pulando frente a um imenso par de olhos - é conhecido por exibir as suas imagens em tamanhos grandes, em lugares inesperados. Sua intenção é tirar as fotos do seu contexto e dar um novo significado, trazendo para o espectador que circula nos espaços ocupados por seu projeto novas percepções sobre o mundo, a vida e o outro.
Em 2008, ele realizou uma de suas ações no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, mostrando, em ampliações fotográficas coladas nas casas da comunidade, os rostos de seus moradores, dando visibilidade ao conglomerado que tende a ser visto como uma "área cega" no contexto urbano, habitada por anônimos. Ao mostrar que alí moram pessoas, JR quebra a distância gerada pelos padrões econômicos e sociais e aproxima os habitantes da metrópole uns dos outros.
Além da interferência nos barracos, ele também levou seu trabalho para o centro da cidade, colando as caras dos moradores do morro nos Arcos da Lapa e na fachada da Casa França-Brasil.
Só para termos uma ideia de quem são os premiados pela TED Conference, no ano passado o vencedor do TED Prize foi o jovem chef Jamie Oliver, pioneiro da culinária britânica e incentivador de um projeto de melhoria na merenda das crianças inglesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário