sexta-feira, 11 de junho de 2010

Lygia Clark fora da Bienal





Mais uma questão polêmica sobre família e a posse de acervo de artistas mortos. Lygia Clark, um dos nomes de maior projeção da arte brasileira no exterior, foi retirada da lista dos nossos representantes na próxima Bienal de SP porque a família exigiu uma quantia muito alta da curadoria para ceder as obras. Nada contra o usufruto financeiro do espólio da artista (ou de outros quaisquer) pelos seus familiares, mas creio que a consciência de que as obras tem que circular para que o nome da pessoa se mantenha no circuito deve prevalecer. Vai ser uma pena não poder ver Lygia nesta exposição que, pelo jeito, será uma das melhores dos últimos tempos. Lembram-se da última Bienal? Trágico vazio!!!

Um comentário:

  1. a primeira foto deste seu post é uma foto de minha autoria, a qual ja abri varios processos, inclusive tenho problemas serios com o Alvaro por causa dela.
    não compreendo porque os proprios artistas não creditam os trabalhos alheios quando os utuilizam para o seu proprio.a foto NÃO É AINDA DE DOMINIO PUBLICO.

    ResponderExcluir