quinta-feira, 17 de setembro de 2009

AMIZADE ANTIGA


Enfim abre nesta sexta-feira, dia 18 de setembro, a exposição 100XFRANCE, que dá uma boa visão do desenvolvimento da fotografia naquele país. Administrar e coordenar um evento internacional como este deu um trabalhão, exigiu um bom tempo de dedicação e aprendizado, mas o prazer de estar viabilizando para Juiz de Fora tamanho acervo visual é incomparável.

Mas o grande prazer mesmo é o meu, fã incondicional da imagem fotográfica, e ter nas mãos estas reproduções (algumas originais e outras - mais raras - cópias) foi muito emocionante. Quando ví todas as 100 fotos penduradas nas paredes do CCBM percebí claramente a fotografia nascendo como tecnologia e terminando como linguagem de arte. Creio que meus alunos perceberão isto também, confirmando o que digo em sala de aula ao visitarem a mostra.

O curioso é que eu pegava nas fotos de Disdéri,Cartier Bresson, Baldus, Nadar, Sieffe, Lartigue e muitos outros com uma intimidade curiosa, como se fossemos velhos conhecidos. Eu já tinha sentido esta sensação certa vez no CCBB, no Rio, onde, ao visitar uma exposição de fotografias francesas, me sentí reencontrando felicidades antigas da minha própria vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário