segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O garoto da capa


Quem estva plugado no que havia de novo no rock em 1991 jamais esquecerá o impacto que foi o disco Nevermind, do grupo Nirvana. Com ele a banda de Curtis Cobain emplacou um hit atrás do outro e disse claramente a que veio no cenário musical. O grunge era a onda da hora e muitas bandas boas, especialmente de Seattle, foram catapultadas das garagens para o estrelato pelo selo SubPop, levando com elas uma multidão de jovens.
Mas esta capa do disco Nevermind virou um ícone, não só por causa do Nirvana mas por tudo que ela disse ao mostrar um bebê sendo fisgado por um anzol com uma nota de dólar. Era simplesmnte tudo que Cobain queria dizer traduzindo em imagem aquilo que já dizia nas letras das suas músicas.
Hoje aquele bebê tem 19 anos e refez a capa como uma homenagem a tudo que ela representou para ele. Seu nome é Spencer Elden e é um garoto comum. Na verdade ele sequer se lembra da feitura da foto, só sabe que Cobain pediu aos seus pais que o "emprestassem" para o fotógrafo submarino Kirk Weddle fazer a imagem inspirada num documentário que ele (Cobain) havia assistido sobre bebês nadadores. A idéia da nota no anzol foi pensada como uma outra opção e que terminou sendo a escolhida, e assim nasceu esta imagem da cultura do rock que segue incólume ao desgaste do tempo graças à sua eloqüência.

2 comentários:

  1. Olá, Afonso
    Me chamo Rodrigo, sou aluno de Comunicação da UFJF. Fui seu aluno de técnica de expressão III e IV há alguns semestres mas desconhecia esse blog. Passei a acompanhá-lo depois de uma palestra q vc ministrou na semana de ciências sociais sobre cinema e sociologia. E posso te dizer que estou adorando e não perco nenhum post!

    No mês que vem estou partindo para a Europa para um intercâmbio de 6 meses - ou 1 ano, se possível. Queria te pedir umas dicas de que lugares visitar, museus, restaurantes, etc. Queria uns lugares, assim, fora do comum, do essencial, umas dicas de artistas, lugares novos, que dão um fôlego pra cultura. Se vc puder, me manda um e-mail que a gente vai conversando por lá: rodsouzas@gmail.com

    abraços e parabéns pelo blog mais uma vez!

    ResponderExcluir
  2. Nirvana era uma febre quando eu tinha uns 11 anos, os alunos mais velhos da minha escola iam de touca, usavam o cabelo comprido e camisas xadrez em pleno 1994, quando Kurt morreu... mas quando chegava no portão eles tinham que se livrar dos acessórios grunges, a inspetora dava bronca. Eu adoro grunge!

    ResponderExcluir