sábado, 30 de outubro de 2010

Boa notícia!






O pavilhão de moda desenhado pela arquiteta iraquiana Zaha Hadid para a Maison Chanel, já comentado neste blog, ficará em París, no Instituto do Mundo Árabe, conforme a casa de moda francesa comunicou em sua página na internet, no dia 20 deste mês.
Na verdade se trata de uma doação que fará para que o pavilhão de Hadid - premiada com o prêmio Pritzker de Arquitetura no ano de 2004- fique permanentemente junto a outros edificios emblemáticos da arquitetura contemporânea.
O Instituto do Mundo Árabe, situado junto ao río Sena e desenhado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, receberá em seu pátio interior o projeto de Hadid, que correu o mundo durante os últimos anos.
Desde 2008 ele foi ocupado por exposições de artistas contemporâneos e a casa Chanel afirmou que a institução parisiense solicitou gerenciar permanentemente o pavilhão.
A instalação definitiva se fará durante o próximo ano e formará conjunto com os demais lugares de exposição com que conta o Instituto que sempre promove em París diversos aspectos da cultura árabe e, no caso, o prédio de Zaha Hadid se dedicará às exposições de arte contemporânea produzida nos países árabes, destacou a Casa Chanel.
"Mobile art" é como se conhece o pavilhão, que tem dimensões de 29 por 45 metros, com uma altura de 6 metros e que foi fabricado com um material expansível, o que permitiu montá-lo e desmontá-lo para ser levado a Hong Kong, Los Angeles, Nova York, Tokio, Londres e Moscou.
Este projeto de moda desenhado por Zaha Hadid é alucinante e, com justiça, faz parte da arquitetura futurista já que não se enraíza na terra, além de que o espaço etéreo que contém a estrutura é nômade e se pode instalar em qualquer lugar. Isto me lembra a um conceito de topologia quando estudava na universidade. Além de tudo, no projeto o vazio chega a ser mas importante que a estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário